Portfolio

  • Design Editorial
  • Identidade
Share Button

Paisagens Interiores

2015 - Centro Cultural Português

O fotógrafo moçambicano Filipe Branquinho desenvolveu ao longo de três anos, um levantamento de fotografias da cidade de Maputo, onde nasceu e agora vive e trabalha. Estas fotografias captam a vida interior de edifícios arquitectónicos de referência que, após o período colonial, sofreram a erosão do tempo, mostrando vestígios de desapego e abandono.
João Roxo, sócio fundador e designer da ANIMA, foi convidado a desenvolver a identidade visual e o design editorial do livro que reúne estas Paisagens Interiores, lançado na primeira exposição realizada em Maputo, no Instituto Camões. Anteriormente, estre trabalho foi apresentado na exibição principal da 10ª Bienal de Bamako (2015) “Telling Time”.

Share Button

paisagensinteriores1

O livro é composto por dois segmentos distintos: o primeiro reúne o trabalho fotográfico de Filipe Branquinho e o segundo, textos escritos por Mia Couto, José Forjaz, José Carrilho, entre outros autores. A edição é da responsabilidade da directora do Instituto Camões em Moçambique, Alexandra Pinho.

O design segue uma linguagem simples e objectiva, que pretende não interferir com a leitura das fotografias.

As Paisagens Interiores de Filipe Branquinho foram apresentadas pela primeira vez na cidade de Maputo, numa exposição individual realizada no Instituto Camões. Na exposição, os habitantes da cidade puderam partilhar o olhar com o fotógrafo sobre paisagens que, para muitos, são familiares.

A exposição viajou para a Galeria Avenida das Índias, em Lisboa, onde o fotógrafo já tinha exposto anteriormente, partilhando um pedaço do Maputo contemporâneo com os portugueses.

Share Button
Top