Processo_Ilustracao_Hugo

Imaginem a velhota à volta da fogueira a contar histórias às crianças da aldeia antes de hora de dormir. Esta velhota sempre existiu, trajando capulanas de padrões diferentes, com traços faciais próprios e um passado seu. Na verdade, são gerações de velhas diferentes que reúnem as suas crianças para partilhar a sabedoria popular, através de pequenas narrativas sobre a atitude do homem em relação à vida. São estas narrativas que moldam a nossa maneira de ser e criam uma noção de justiça, sabedoria, perseverança e respeito pelo outro. A tradição oral é o tesouro espiritual do povo. É essa informação que viaja até ao hemisfério das referências pessoais, onde reside o balanço das escolhas e das consequências para o indivíduo, para a família e a comunidade. É para além de um bem individual, um dos mais importantes acervos da cultura imaterial de Moçambique.

Nos provérbios, por vezes encontramos fragmentos que condensam toda a lógica de um conto, lenda ou canto tradicional mas, ao contrário destas narrativas mais completas, continuam intocados após muitas gerações. São, nesse sentido, uma das expressões mais puras da cultura africana que pode resistir à demanda de uma sociedade urbana globalizada em ideais, tecnologia e imagens. Embora contenham esta impressão digital, ao ler um provérbio muitas vezes desconfiamos da sua origem, pois parece igual ou semelhante aos provérbios de outras culturas. Este seu lado universal confunde-nos e procuramos sem resposta a origem do provérbio para chegarmos à conclusão que a alma humana é igual em todas as latitudes.

Partindo dessa busca, a Anima começou a desenvolver uma recolha de provérbios moçambicanos nas línguas locais e a criar ilustrações inspiradas nas principais técnicas de artes plásticas exploradas no país, começando pelo Psikhelekedana e a Xilogravura. A partir de amanhã, convidamos-te a conhecer e a participar deste acervo da cultura moçambicana, lançando-se uma simples pergunta a cada publicação:

– O que achas que quer dizer este provérbio?

Share Button